
Fotos: Claudio Vaz (Agência RBS)
Morreu, na manhã desta segunda-feira, José João Pereira, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participou da 2ª Guerrra Mundial. O "pracinha" estava no Hospital de Caridade de Santa Maria e, segundo uma de suas filhas, Maria Elena Pereira dos Santos, fazia tratamento por causa de um tumor na coluna. Ele morreu às 8h15min de hoje. O velório ocorre na capela 2 do Hospital de Caridade e o enterro está marcado para às 9h de terça-feira, no Cemitério Ecumênico de Santa Maria, no mesmo local onde outros ex-combatentes estão enterrados. Militares do 4º Batalhão Logístico (4º B Log) farão as honras fúnebres antes do enterro, no cemitério.
O ex-combatente morreu aos 102 anos de idade. Ele completaria 103 anos em janeiro de 2018. Pereira era viúvo, pai de quatro filhos - Joá Carlos, Paulo Sérgio, Maria Elena e Ana Maria, avô de dez netos. Ele ainda tem 8 bisnetos e uma tataraneta.
- Ele era um pai muito participativo, atencioso, tinha muita paciência e era muito religioso. Meu pai ajudou na criação dos netos e bisnetos - conta Maria Elena.
O ex-combatente nasceu em São Pedro do Sul onde, antes de entrar para a FEB, trabalhou em uma fábrica de cal. Quando se alistou, foi atuar na Companhia de Engenharia, em Santiago. Depois, fez curso de cabo em Bento Gonçalves e, em 1945, foi para o Rio de Janeiro. No Rio, ele fez treinamento de dois meses meses e embarcou para a Itália. Na volta, casou-se com Cacilda, a quem havia prometido casamento antes de partir para a Guerra. Quando retornou com outros oficiais da FEB, no Rio de Janeiro, foi recebido com uma grande festa que contou com a presença do então presidente Getúlio Vargas.
- O meu pai sentia muito orgulho de sua história. Ele sempre contava sobre a ida para a Itália durante a Guerra - contou a filha dele.
Neste ano, durante as comemorações do Dia do Soldado, Pereira foi homenageado e recebeu a Medalha da Vitória.